por Onfan

Como trabalhar a criatividade diariamente?

16/11/2022

A criatividade é um estímulo significativo para o cérebro, ela nos favorece em qualquer campo de atuação. De forma que, aumenta a nossa habilidade de inovação, a capacidade de solucionar problemas e tomada de decisões. Além de expandir o nosso bem-estar diminuindo o estresse e a ansiedade.

Nas áreas da criação, o desenvolvimento da criatividade é um fator imprescindível para o resultado de um bom produto. No texto a seguir, iremos enumerar algumas atividades que podem incentivar a imaginação diariamente.

 

1. Lazer

 

As atividades de lazer são momentos inspiradores para os criativos, pois é o momento que os pensamentos se acalmam e apenas sentimos o prazer de realizar alguma atividade, seja física, leitura, assistir programas ou descansar.

É importante que o cérebro tenha momentos de descanso, assim aumentamos o nosso bem-estar e disposição. Sendo a partir disso que conseguimos desenvolver pensamentos inovadores e diferentes.

Mas lembre-se que estes momentos são para descanso, se concentre em relaxar e não fique remoendo problemas ou o resultado não será efetivo.

 

2. Pesquise

 

As nossas ideias não surgem do nada, elas precisam de referências, embasamento e inspirações. Visto que, ao iniciar o processo criativo, não é possível criar soluções e novidades para algo se não se consegue compreendê-lo.

A leitura, pesquisa e aprofundamento sobre a área em específico nos permite ideias mais eficazes, com certo grau de assertividade, já que sabemos para qual ramo estamos criando. Dessa forma, ao se deparar com algumas ideias você conseguirá analisar possíveis necessidades, quais as soluções existentes para um problema e se há possibilidade de suceder.

Hoje em dia, a internet nos facilitou o acesso a informações. Permitiu que obtivéssemos conhecimento através de vídeos, livros, artigos e podcasts de forma online e instantânea.

 

3. Sempre carregue um caderno

 

Valorize todas as suas ideias, mesmo aquelas mais absurdas. Algumas boas ideias surgem das mais terríveis. Por isso, sempre tenha um caderno, blocos, sketchbooks ou app de notas para escrever seus insights.

Algumas inspirações podem surgir no meio do dia e você não terá tempo para analisá-la imediatamente, assim quando for favorável poderá pegar suas anotações e averiguar o que foi imaginado.

Ademais guarde todas as suas anotações e não descarte aquelas consideradas negativas, futuramente pode vir a ser a solução para algo ou se tornar uma ideia viável.

 

4. Relacione-se com diversas pessoas

 

A capacidade de criar conexões nos dá acesso a diversas oportunidades, exemplo o networking que disponibiliza chances no mercado de trabalho. Na área da criação desenvolver boas relações também nos permite conhecer diferentes ideias, opiniões para identificar possíveis problemas e soluções.

Além disso, aprimorar as relações sociais abre nossa visão de mundo e permite ampliar a habilidade da empatia, ou seja, conseguimos nos colocar no lugar do outro sobre questões que não vivenciamos ou éramos imparciais. Assim, adquirindo mais conhecimento e abrindo nossa mente para outros pontos vista ao criar inovações e resolver problemas.

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Acesse o site e faça seu cadastro ou se ainda tem dúvidas de como colocar estas dicas em prática, confira os perfis de quem já fez sua parceria conosco!

Outras postagens
  • Quais criadores de conteúdo deveriam apostar em um podcast? @Onfan - 22/07/2022

    Não é preciso ser um expert em marketing para...

  • Aviso de Atualização @Onfan - 28/03/2022

    Melhoramos algumas funções e adicionamos novas...