por Onfan

5 tendências do marketing digital para te ajudar a criar mais e melhor

08/07/2022

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para o crescimento do seu negócio. Caso sejam adotadas as estratégias adequadas, esse crescimento pode ocorrer de forma orgânica e natural, sem trazer prejuízos a médio e longo prazo.

Depois da pandemia, foi instaurado um novo cenário para estratégias de marketing digital, com novas tendências para alcançar o público e gerar engajamento.

Conheça algumas das tendências dessa área que podem te ajudar na busca por crescimento saudável do seu negócio.

 

1 - Marketing de conteúdo

 

Uma das tendências que mais tem crescido como estratégia das empresas é o marketing de conteúdo. Ele consiste, basicamente, na criação de conteúdos chamativos, relevantes e inovadores para atrair a atenção de usuários e potenciais clientes.

O marketing de conteúdo apresenta bons resultados, pois funciona em várias frentes, seja para levar informação relevante para usuários, seja para impulsionar a visibilidade da empresa e atrair leads.

Nos próximos anos, a tendência é que o uso dessa estratégia se aprofunde, com o uso cada vez mais intensivo de conteúdos mais relevantes, com análises e informações mais detalhadas e pertinentes para os usuários.

 

2 - SEO

 

O Search Engine Optimization, do inglês, é a prática de otimizar sites e conteúdos para ferramentas de busca, como Google e Bing.

Essa estratégia já é uma técnica antiga no mundo do marketing digital, mas seu uso tem se tornado mais frequente em meio às empresas, com maior profissionalização e resultados mais consistentes.

O uso do SEO é bastante dinâmico, podendo ser empregado em sites, perfis de redes sociais, páginas de blogs e, principalmente, textos, com uso estratégico de palavras-chave.

Através do SEO, é possível ampliar o alcance orgânico do site da sua empresa em meio a plataformas de busca, especialmente o Google. Com isso, pode-se aumentar o alcance e o tráfego de suas páginas.

 

3 - Audiovisual

 

A utilização do audiovisual como ferramenta de marketing digital é outra tendência que pode contribuir para um crescimento orgânico no mundo virtual.

É cada vez mais comum ver estratégias e campanhas de marketing em redes sociais como Instagram, em Reels ou lives, e TikTok, a plataforma de vídeos curtos que está em alta.

O formato em vídeo facilita a comunicação com os usuários, bem como a disseminação rápida do conteúdo pela internet.

 

4 - Inteligência artificial

 

A inteligência artificial é outra tendência do marketing digital que veio para ficar.

Diversas ferramentas agora utilizam algoritmos e programas baseados na tecnologia de inteligência artificial para realizar interações com clientes e usuários.

Podemos citar como exemplo os bots de resposta automática em chats. Vale destacar que o recurso da IA não é apenas para grandes empresas com grandes orçamentos, mas tem se tornado cada vez mais disponível para pequenos negócios.

 

5 - Análise de dados

 

Outra tendência do marketing digital para ajudar no seu crescimento é a análise sistemática de dados.

Quem sabe ler e interpretar dados tem a capacidade de criar estratégias de marketing mais assertivas. Na atual economia, em que informação é a commodity mais valiosa, não se pode ficar para trás no uso de dados para planejamentos mais certeiros.

Precisa de um parceiro para te ajudar em soluções digitais? Clique aqui para fazer seu cadastro na Onfan e conhecer alguns dos perfis que já trabalham conosco!

Outras postagens
  • A importância de definir sua segmentação de mercado @Onfan - 12/07/2021

    A segmentação de mercado é a ferramenta...

  • Saiba o que é funil de vendas e como ele ajuda no seu negócio digital @Onfan - 14/05/2021

    O principal objetivo de qualquer negócio no mercado &...