por Onfan

Saiba o que são métricas e como medir as suas

27/01/2023

Meta descrição: Você já ouviu falar em métricas? Sabe medi-las? Esse processo é fundamental para garantir o sucesso das suas campanhas. Saiba mais.

--

As métricas são as principais aliadas das empresas que trabalham com Marketing Digital. Afinal, essa ferramenta vem oferecendo oportunidades vantajosas para organizações de diversos setores. No entanto, além de obter essas oportunidades, também é preciso entendê-las a fundo. É justamente nesse momento que as métricas se tornam essenciais para o crescimento do seu negócio.

Porém, é comum que alguns gestores ainda apresentem dúvidas a respeito dessa temática. Até porque o Marketing Digital é uma ferramenta nova no mercado. Por isso elaboramos este artigo sobre métricas.

Então, aproveite a leitura para descobrir a importância desse recurso e entender como medi-lo.

 

Métricas: o que são?

 

As métricas são medidas utilizadas para medir os resultados de uma estratégia, ação ou procedimento. De uma forma geral, elas podem ser descritas como medidas de desempenho. Por isso, esse recurso é essencial para as empresas que almejam se destacar no mercado.

Em outras palavras, a métrica é uma medida capaz de indicar as ações assertivas e errôneas. Portanto, por meio dessa ferramenta a sua empresa poderá analisar o desempenho das campanhas, bem como identificar as tendências. Desse modo será possível adquirir e comparar os resultados das ações praticadas.

 

Como medir as métricas?

 

Antes de tudo, é importante mencionar que para medir as métricas é preciso criar um objetivo. Afinal, um dos maiores intuitos de uma métrica é avaliar o alcance dos objetivos. Assim sendo, após estruturar um plano de ação bem definido, é importante escolher as ferramentas de mensuração. Algumas já são bem conhecidas no setor de Marketing digital. Até porque elas apresentam um grande nível de eficiência. Por isso separamos as principais. Veja:

 

Google Search Console

 

Google Search Console oferece dados a respeito do posicionamento do site no ranking de pesquisa do Google.

De uma forma geral, esse recurso tem o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre a qualidade das páginas que estão indexadas. Ele também analisa as palavras-chave, bem como o número de cliques e exibições mensais, tomando como base essas expressões-chave.

 

Google Analytics

 

Google Analytics é essencial para medir as métricas do seu site, até porque ele reúne e analisa todos os dados relativos ao desempenho dele.

Em suma, esse recurso tem a capacidade de avaliar os visitantes, as sessões, o tempo de navegação, as palavras-chave, os dados demográficos, as fontes de tráfego, as páginas com mais acesso, entre outras possibilidades.

 

SEMrush

 

SEMrush é uma ferramenta muito indicada para analisar as métricas dos conteúdos publicados no Google. Até porque ele oferece relatórios efetivos a respeito da indexação do site, incluindo o nível de ranqueamento.

Além disso, esse recurso mostra a diminuição ou aumento das palavras-chave e outros componentes capazes de nortear o processo de otimização de conteúdos.

O SEMrush também compara o desempenho das empresas concorrentes. Em outras palavras, por meio dele você conseguirá analisar o site e os conteúdos da concorrência. Portanto, as suas funcionalidades podem ser uma grande solução para impulsionar o crescimento da sua marca no mercado competitivo.

Como é possível perceber, a análise das métricas é fundamental para a criação de campanhas assertivas e promissoras. Então, após ler esse texto, aproveite para fazer o seu cadastro em nosso site.

Outras postagens
  • 7 vantagens de produzir um infoproduto @Onfan - 14/02/2022

    Os infoprodutos são aqueles materiais digitais que ba...

  • Quais criadores de conteúdo deveriam apostar em um podcast? @Onfan - 22/07/2022

    Não é preciso ser um expert em marketing para...